Sequência Didática Língua Portuguesa 8ª série
Título: O papel da dissertação e argumentação na construção do texto.
Tema: problemas sociais.
Objetivos:
- Conhecer o significado dos vocábulos dissertar e argumentar.
- Apreciar texto dissertativo observando sua estrutura.
-Compreender as características da dissertação e argumentação e o papel que cada um desempenha no texto.
Conteúdos:
- Dissertação;
- Textos argumentativos;
- Conjunções coordenadas e subordinadas.
- Sinônimos
Temas Transversais:
- Cidadania e Meio ambiente
Duração: 10
ATIVIDADES | ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS | AVALIAÇÃO | |||||
Compartilhar com os alunos o objeto de ensino( conteúdo dissertação) e os objetivos que se pretende alcançar com esta seqüência de atividades. Ativar conhecimentos prévios. Estudo do texto: “Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver problemas graves que preocupam a todos” | - Organizar a turma em circulo, Compartilhar a proposta de trabalho para as próximas aulas, (compreender a estrutura da dissertação ). Questionar: - Alguém lembra de ter estudado sobre a estrutura dos textos dissertativos e argumentativos? - O que significa os termos dissertar e argumentar? - Dissertar e argumentar são tipos de textos ou gêneros textuais? Por em discussão um tema que todos os alunos conheçam um pouco, para desencadear uma boa discussão. Ex: ANEXO 1 “Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver problemas graves que preocupam a todos” - Quais os graves problemas que afetam a sociedade atualmente? - O planeta possui grandes riquezas . - Por que existem populações imersas em completa miséria? - Por que a paz é interrompida freqüentemente por conflitos internacionais? - Que fatores tem contribuído para tantos conflitos internacionais? -Por que o Meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico? - Como o homem contribui para os desequilíbrios ecológicos? Professor: Deve fazer uma explanação geral sobre o assunto em 3ª pessoa objetiva em seguida instiga os alunos para dar sua opinião a favor ou contra o assunto em discussão. 1ª pessoa subjetiva. Situar os alunos nas questões de linguagem, considerando os verbos e pessoas do verbo utilizados. Professor registro no quadro através de palavras chaves os pontos principais da discussão O profº. Divide o quadro em 4 partes: | Identificar os conhecimentos iniciais evidenciados pelos alunos. Observar a coerência das respostas dos alunos e a familiaridade com os termos questionados. Observar a sensibilidade dos alunos em relação aos problemas sociais. Avaliar o envolvimento dos alunos nas discussões e se observam a linguagem utilizada. Diferenciam texto em 1ª pessoa ou 3ª pessoa? Possuem argumentos consistentes. Observam a estrutura do texto e o que contém na introdução, desenvolvimento e conclusão. Conseguem realizar as atividades propostas individuais ou coletivamente? Precisam intervenções do professor? Onde demonstram dificuldades? | |||||
Argumentos positivos | Argumentos Negativos | ||||||
Fortes | Fracos | Fortes | fracos | ||||
A intenção é fazer o aluno perceber a diferença e a importância entre a fala do professor e a fala dos alunos. Lançar as seguintes perguntas? Dos dois ( Professor e alunos) Quem conseguiu explicar o assunto? Que trechos das falas justificam sua resposta. Dos dois ( Professor e alunos) Quem tentou convencer os ouvintes a respeito do assunto? Que trechos das falas justificam sua resposta. Professor distribui cópias do texto para os alunos e orienta: -Vamos realizar a primeira leitura silenciosa para conhecer o texto. - Segunda leitura silenciosa para sublinhar palavras que não conhecem o significado. - Realizar leitura coletiva discutindo a estrutura do texto o que contém em cada parágrafo e verificar as que palavras que eles não conhecem o significado. - Organizar duplas para realizar a Pesquisa no dicionário; caso os alunos demonstrem dificuldades o professor deverá realizar todas as intervenções e orientações necessárias. -Com o significado das palavras os alunos poderão reescrever todo o texto usando sinônimos correspondentes as palavras pesquisadas, ou reescrever trechos ou frases de acordo com o propósito do professor. - Socializar as reescritas observado se os alunos foram capazes de empregar os sinônimos adequadamente sem o texto perder o sentido original. - Em qual o parágrafo do texto o autor consegue evidenciar todos os problemas sociais que preocupam o homem. - O texto fala de que questões? -No segundo parágrafo? -No terceiro parágrafo? -No quarto Parágrafo? -O texto lido discorre ou seja explica o assunto ou tenta justificar, persuadir e convencer sobre os problemas sociais? Anexo 2 Atividades de gramática sobre o texto: “Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver problemas graves que preocupam a todos” | |||||||
ATIVIDADES | ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS | AVALIAÇÃO | |||||
Estudo do texto “Terra o Planeta da vida” Livro didático pág.25 Atividades do livro didático correção coletiva. Pág. 26. Atividades pág. 27 Gramática no texto Leitura Pág. 36 “Texto Dissertativo” | - O professor deve organizar os alunos em duplas para realização da leitura. - Informar que o texto utilizado será do livro didático falar o Título e incentivá-los a procurar no sumário. Questionar: - Que leitura eles fazem do título do texto? - Como está estruturado o texto? - Qual problema abordado ou seja discutido no texto? -Propor que os alunos respondam a atividade do livro didático pág. 26 Realizar correção coletivamente registrando no quadro e questionando a compreensão de cada aluno com perguntas dirigidas considerando a habilidade de argumentar. As Questões propostas trabalha os conteúdos substantivos, adjetivos e verbos. Aproveitar para discutir coletivamente cada parágrafo do texto para que os alunos compreendam a estrutura da dissertação. | ||||||
Estudo do texto o Fantasma da sede pág. 18 Leitura e estudo do texto: A “indústria da seca” no Nordeste. Reescrita conforme orientação. Produção de texto dissertativo argumentativo | Professor deve propor outra estratégia de leitura ex: Leitura Coletiva com a participação dos alunos que o professor detectou que tem dificuldades de compreensão de texto. Professor divide a turma em dois grandes grupos. Um aluno de um grupo ler um trecho do texto e o aluno do outro grupo explica o que compreendeu. Até que chegue ou final do texto. As palavras de significado desconhecido tentar descobrir o significado pelo contexto. -Propor que os alunos respondam a atividade do livro didático pág. 19 - Dividir os alunos em grupos e solicitar que realizem a pesquisa sobre a água proposta na pág. 20 - Organizar a sala para exposição das pesquisas. - O professor deve registrar as informações obtidas e selecionar juntamente com os alunos as que forem muito repetidas. Os alunos dever estar conscientes da importância destes registros para o momento da produção de texto. Leitura individual do texto A “indústria da seca” no Nordeste. Responder as questões de compreensão do texto pág. 48 A proposta é que os alunos reescrevam o texto dividindo em 3 parágrafos introdução, desenvolvimento e conclusão. Produza um texto baseado nas informações que foram registradas sobre Os problemas sociais especialmente a “SECA DO NORDESTE” Considerando: Estes versos que são de autoria de Luiz Gonzaga e foram extraídos da canção VOZES DA SECA. “ DOUTOR, UMA ESMOLA A UM HOMEM QUE É SÃO OU LHE MATA DE VERGONHA , OU VICIA O CIDADÃO” - Criar um título - Planejar e anotar as idéias chave do texto. - Finalidade; expor O texto deve ser passado a limpo. Na correção coletiva cada aluno deve observar se o texto atende os seguintes requisitos: - O texto apresenta introdução desenvolvimento e conclusão? - A argumentação fundamenta a tese apresentada? - Os argumentos são convincentes e estão expostos ordenadamente? - A conclusão é coerente com a argumentação exposta? | Observar os alunos que só repetem o que foi lido e os que conseguem acrescentar argumentos ou informações. Avaliar se os alunos são capazes de compreender cada parte do texto introdução, desenvolvimento e conclusão. | |||||
TEXTO 1
Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos.
Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida freqüentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis - estão, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos - encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações.
Além disso, nesta últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslávia, em alguns membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreensão nos causou.
Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável.
Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.
ATIVIDADES ANEXO 1
1- Identifique os verbos que aparecem no texto, escreva separando os que estão nas formas impessoais.
Verbos | Outras formas impessoais |
Preocupam Existem Conseguiu Estão Temos | Chegando, assistido |
a) O texto está escrito em 1ª ou 3ª pessoa?____________________________________________________
b) Dos verbos identificados quais indicam ação? E quais indicam estado? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Observe os vocábulos destacados reescreva as frases usando os sinônimos pesquisados adequadamente para não alterar o sentido do enunciado no contexto:
a) Existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida freqüentemente.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
b) Encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. _________________________
________________________________________________________________________________
c) Nas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos conflitos internacionais.
_______________________________________________________________________________
d) Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocaram grande extermínio. _____________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável.
3- Os termos destacados nos seguintes trechos são conjunções, estão sendo usadas para expressar que idéias no texto?
a) O homem ainda não conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos, , pois existem populações imersas em completa miséria._______________________________________
_______________________________________________________________________________
EX: Que Conj Coord. Explicativa. Pois Conj Coord. Conclusivas ou explicativas
b) Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis - estão, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos._____________________________________________________________
______________________________________________________________________________
c) Muitos se esforçam, mas poucos conseguem. ADV. oposição
-___________________________________________________________________________________
d) Não poluas a terra, porque você vai precisar dela. C. EX explicação motivo.
Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos.
Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida freqüentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis - estão, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos - encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações.
Além disso, nesta últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslávia, em alguns membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreensão nos causou.
Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável.
Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.
Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos.
Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida freqüentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis - estão, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos - encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações.
Além disso, nesta últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslávia, em alguns membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreensão nos causou.
Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável.
Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.
Sequência Didática
Título: Historia em quadrinhos e o uso da linguagem informal
Objetivos:
- Compreender a importância da linguagem verbal e não-verbal.
-Compreender a importância da linguagem informal utilizada nas historias em quadrinhos.
- Produzir textos baseados em ilustrações de tirinhas.
- Saber utilizar os diferentes tipos de balões usados na construção das historias em quadrinhos.
- Produzir histórias em quadrinhos com ilustrações de acordo com os temas propostos.
- Conhecer as características do dialogo referenciando-o à historia em quadrinhos.
- Identificar e compreender a necessidade das pontuações na historia em quadrinhos.
Conteúdos:
Leitura
Texto verbal e não-verbal
Linguagem informal
Substantivos, Adjetivos ( loc. Adjetiva, adjetivos pátrios),
Artigo, Pontuação, ortografia
Temas Transversais:
- Meio Ambiente - Lixo
Duração:
______________________________________________________________________
DESENVOLVIMENTO
ATIVIDADE 1ªAULA | ORIENTAÇÃO DIDÁTICA | AVALIAÇÃO |
Compartilhar a proposta de estudo referente a historia em quadrinhos e o tema a ser desenvolvido dando ênfase a necessidade de mudanças de atitudes | Organizar a turma em circulo, compartilhar os objetivos e as atividades que serão realizadas nesta sequencia de atividades. -Questionar a compreensão dos alunos sobre: -Já leram historias em quadrinhos? -O que acham da Linguagem utilizada? -Existe diferença entre os balões que estão escritos a fala das personagens? | Observar a participação ativa e compreensão do trabalho proposto. |
Estudo de histórias em quadrinhos | Distribuir cópias de historias em quadrinhos. Realizar leitura silenciosa, considerar a compreensão, linguagem, ortografia e os tipos de balões que aparecem. -Simular oralmente diálogos sobre o tema ambiental que serão realizadas as produções ( lixo). | Através da observação referente ao compromisso dos alunos em aprender e realizar as atividades |
Produção de tirinhas Tema LIXO | Professor organiza os alunos em duplas para produzirem as falas e pensar nas personagens, Planejar toda a produção do texto para história em quadrinhos. -As duplas produzirão tirinhas com ilustrações adequadas que representem a fisionomia das personagens de acordo com a fala. | Observar a desenvoltura dos alunos na realização das produções de tirinhas |